Teresa de Cepeda y Ahumada, Santa Teresa de Ávila ou Santa Teresa de Jesus, como é comumente conhecida, foi uma carmelita espanhola que foi canonizada e tida como Doutora pela Igreja Católica.
Vista como padroeira dos professores, por quem a figura propende a interceder bastante, Santa Teresa de Ávila é considerada uma das principais colaboradoras para com as obras religiosas do catolicismo, tendo sido uma das maiores estudiosas do Cristianismo.
Dia de Santa Teresa de Ávila
O dia de Santa Teresa de Ávila é o dia 15 de outubro, data litúrgica escolhida para comemorar, que é uma das prováveis datas para o seu aniversário de morte.
Oração de Santa Teresa de Ávila
A grande maioria das orações destinadas à Santa Teresa tem a intenção de pedir da intercessão da figura na obtenção de coragem, confiança e determinação para professar o Cristianismo. Confira uma oração de Santa Teresa de Ávila abaixo:
- Saiba também a oração de Santo Expedito.
Vida de Santa Teresa de Ávila
Teresa, filha de Alonso de Cepeda e de Beatriz de Ahumada, nasceu no ano de 1515, na província de Ávila – que atualmente pertence à Espanha. Criada como cristã, a Santa foi incentivada desde jovem à religiosidade, o que fez com que ela sempre se interessasse e estudasse bastante as histórias do Catolicismo.
Após a morte de sua mãe, Teresa, que tinha 14 anos na época, juntou-se ao Convento de Nossa Senhora da Graça. No entanto, lá ela permaneceu por pouco tempo, visto que desenvolveu uma séria moléstia logo após a sua ingressão, o que fez com que seu pai lhe tirasse do monastério. Três anos depois, totalmente recuperada, Teresa finalmente realizou os seus votos e tomou o hábito religioso.
Em 1535, a Santa associou-se ao Convento Carmelita da Encarnação, o qual era caracterizado por receber visitantes diários e reunir mais de 150 freiras fixas, o que fazia do ambiente local bastante caótico. Isto acabou por fazer com que Teresa se desviasse dos hábitos que tinha como ideais, perdendo-se em amizades maléficas e em práticas frívolas. Ao perceber a maneira como agia, a monja decidiu corrigir-se e, para isto, definiu instituir o seu próprio Carmelo – para o qual se mudou em 1563 –, que seria baseado nas rigorosas normas antigas, tais como a de renunciar aos bens materiais desnecessários e a de adotar práticas torturantes.
Após a mudança, Teresa, durante os cinco primeiros anos, manteve-se reclusa, dedicando-se unicamente à escrita de algumas de suas obras, até quando, em 1567, ela recebeu a proposta para formar outros conventos de sua Ordem e passou a viajar pela Espanha com este intuito. Alguns anos depois, porém, a Santa começou a ser perseguida por carmelitas da Ordem posterior que iam de encontro às suas mudanças, sendo proibida de fundar novos monastérios e condenada ao retiro voluntário em uma de suas instituições. Esta situação alterou-se somente em 1579, quando o Rei Filipe II decretou o arquivamento dos seus processos inquisitoriais e o Papa Gregório XIII autorizou novamente a criação de outros institutos da Ordem dos Carmelitos Descalços.
A partir de então, Teresa voltou a contribuir arduamente na elaboração de demais monastérios, até que, em 1582, contraiu tuberculose e acabou por falecer.
Novena de Santa Teresa de Ávila
As novenas se caracterizam por serem nove dias consecutivos de preces e de meditações, a fim de pedir a ajuda de algum santo em uma ou mais causas. Também é natural destes ritos que os pedidos destinados a cada figura relacionem-se à sua história e aos seus feitos.
Desse modo, é bastante comum que as novenas dedicadas à Teresa de Ávila objetivem o auxílio da Santa no ato de se consagrar como um bom cristão, que é determinado com a sua devoção a Deus, que sabe absorver as lições provindas das dores e que sabe cultivar a humildade.
- Conheça a Santa Filomena e a Santa Edwiges.
Obrigado por tem esclarecido um pouco da vida de nossa padroeira.