Nossa Senhora de Lourdes representa uma das aparições que são atribuídas à Maria de Nazaré, Mãe de Jesus.
Essa invocação mariana, que é tida como a padroeira dos doentes, teria surgido pela primeira vez em 1858, para Bernadette, uma jovem de 14 anos.
Dia de Nossa Senhora de Lourdes
O dia de Nossa Senhora de Lourdes que a Igreja Católica escolheu para as celebrações em seu favor foi o dia 11 de fevereiro, que marca o aniversário do primeiro surgimento dessa invocação de Maria.
- Saiba qual o dia da Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Dores.
Oração de Nossa Senhora de Lourdes
Dentre as orações destinadas à Nossa Senhora de Lourdes, a maioria tem o objetivo de pedir a intercessão da Virgem para com os enfermos e, também, o para que trilhemos um caminho merecedor e correto. Leia a Oração de Nossa Senhora de Lourdes.
História de Nossa Senhora de Lourdes
De acordo com os relatos existentes, Nossa Senhora de Lourdes fez a sua primeira aparição no dia 11 de fevereiro de 1858, para a Santa Bernadette Soubirous, em Lourdes, na França.
Conta a história que a jovem, junto à sua irmã e à sua amiga – Marie Toinette e Jeane Abadie, respectivamente –, haviam ido buscar lenha em uma floresta próxima à vila em que moravam. Durante o caminho, as meninas tinham que passar pela frente de uma gruta, que se situa perto do rio Gave. Quando fizeram isso, Bernadette escutou uma voz que vinha de dentro da caverna e que a chamava. A menina, então, a obedeceu e, ao entrar na gruta, deparou-se com uma mulher vestida de branco e que tinha um rosário de pérolas nas mãos. Essa moça, que era Nossa Senhora, convidou a jovem para rezar junto a ela, e as duas assim o fizeram, até que a aparição sumiu.
Nos cinco meses conseguintes, a Virgem Maria continuou aparecendo à Bernadette e também às outras duas meninas. Esses acontecimentos rapidamente se espalharam e muitos fiéis começaram a ir à gruta, com o objetivo de ver a invocação de Maria. No entanto, apenas as três jovens a viam.
Bernadette, Marie e Jeane, começaram a ser, então, desacreditadas pela população, virando alvos de chacota e de ofensas. Porém, elas permaneceram obstinadas, afirmando que era verdade o que diziam e insistindo para que uma capela fosse construída na gruta, como Nossa Senhora havia ordenado.
Depois de muito analisar e estudar o caso, a Igreja, em 1860, finalmente declarou que, de fato, a Virgem Maria havia aparecido à Bernadette. Deu-se início, então, à construção da Basílica de Lourdes, a qual se finalizou em 1876 e é caracterizada por atrair milhares de peregrinos todos os anos.
Milagres de Nossa Senhora de Lourdes
O milagre mais famoso de Nossa Senhora de Lourdes aconteceu enquanto ela ainda aparecia à Bernadette e às duas outras meninas.
Devido ao fato de somente as crianças conseguiam enxergar a aparição da Virgem, a população começou a duvidar da veracidade dos acontecimentos. Então, Nossa Senhora teria ordenado que Bernadette fosse à gruta em certo dia e, ao chegar lá, começasse a escavar o chão com as mãos. Quando a menina fez isso, imediatamente começou a surgir água do chão. Como aquele lugar era um lugar extremamente árido, onde nunca havia tido água, todos começaram a acreditar no que as jovens diziam.
Aliás, quando a notícia de que havia brotado água do chão se disseminou, muitos fiéis passaram a ir à caverna, em busca de curas milagrosas. E, de fato, curas inacreditáveis e inexplicáveis começaram a acontecer com quem se banhava na gruta, como o sumiço de doenças incuráveis e de deficiências físicas.
Vida de Bernadette Soubirous
Depois que Maria apareceu para Bernadette pela última vez, em 16 de julho de 1858, a jovem resolveu se dedicar à vida religiosa, ingressando na Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers aos 22 anos, onde viveu até a sua morte, em 1879.
Embora a santa tenha vivido por pouco tempo, ela cumpriu com maestria a missão de passar a diante a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes, de que a penitência e a conversão deveriam ser verdadeiramente adotadas pelos cristãos.
- Conheça também a vida de Nossa Senhora de Fátima.
Amei, linda a história da Santa Bernadete.