São Bartolomeu, que também é conhecido como São Natanael, foi um dos homens escolhidos como discípulo por Jesus Cristo.
Além de ser tido como o protetor dos mercadores florentinos, esse apóstolo é considerado o padroeiro dos alfaiates, dos padeiros e dos sapateiros, sendo cultuado tanto pela Igreja Católica quando pela Igreja Ortodoxa.
Biografia e História de São Bartolomeu
Os relatos existentes a respeito de São Bartolomeu são bastante escassos, limitando-se a alguns fragmentos dos textos sagrados. O que se sabe sobre a sua jornada foi obtido graças à associação feita entre ele e o apóstolo Natanael, que é mais citado nas escrituras bíblicas; a partir de diversas comparações entre os evangelhos, a Igreja constatou que os dois nomes referem-se à mesma pessoa.
Uma das únicas informações que se tem acerca da vida mundana de Bartolomeu é a de que ele veio de Caná, povoado onde Jesus realizou o seu primeiro milagre. Todas as demais histórias sobre o discípulo referem-se ao que aconteceu depois que ele se encontrou com o Messias pela primeira vez, um momento que transformou a sua vida, marcando-a profundamente.
Segundo as passagens bíblicas, ao conhecer Bartolomeu, Jesus lhe disse que ele era um verdadeiro israelita, um homem livre de dissimulações. O apóstolo, desconcertado com a afirmação, questionou o Salvador, que lhe respondeu com a seguinte citação: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira”.
Essa menção não é clara para a Igreja, no entanto, acredita-se que o trecho se refira a algum episódio importante da vida de Bartolomeu, já que, após isso, o homem reconheceu Jesus como o filho de Deus, largando tudo para acompanhá-lo. Assim, o apóstolo seguiu o Salvador durante toda a sua jornada em Israel.
Após a crucificação e a ressureição de Jesus, Bartolomeu teria se empenhando na sua missão de evangelizador. Não se sabe ao certo para onde ele seguiu, havendo duas teorias para isso. A primeira afirma que o apóstolo dirigiu-se para a Índia, onde teria pregado sobre a palavra de Deus; a segunda hipótese, por sua vez, defende que o santo foi apostolar na Europa Oriental.
Também não se tem relatos concretos quanto à Morte de Bartolomeu. Contudo, acredita-se que ele morreu como mártir, em 51 d.C., na cidade de Albanopolis – local que hoje pertence ao Daguestão, divisão federal da Rússia.
Ele teria sido esfolado, a mando do governador da região, que não aceitou a sua evangelização. Porém, não morreu mesmo após removida a sua pele, por isso foi decapitado.
Dia de São Bartolomeu
Para as comemorações litúrgicas em nome de São Bartolomeu, a Igreja escolheu o dia 24 de agosto, a data que marca o aniversário de morte do apóstolo.
Um fato interessante é que nesse mesmo dia, no ano de 1572, em Paris, ocorreu o Massacre da Noite de São Bartolomeu. Esse episódio ficou conhecido como a maior repressão já feita contra o protestantismo, a qual ocasionou a morte de incontáveis pessoas.
Conheça também:
Oração de São Bartolomeu
São muitas as orações que existem em homenagem a São Bartolomeu. A maioria tem o intuito de clamar pela intercessão do santo na obtenção de prosperidade e na realização de difíceis graças.
Muito bom!!! Gostei e vou recomendar!!!