A imagem de São Braz é muito conhecida, pois o santo era um médico, que se tornou eremita e em constante oração encontrou a Deus. O Eremita acabou, por aclamação popular, iniciando os estudos para se tornar padre, e acabou se elevando ao título de bispo de Sebaste, na Capadócia.
De todos os santos, São Braz é o responsável por proteger os animais e curar as doenças e males da garganta.
Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre a biografia e história desse santo.
Biografia e História de São Braz
São Braz era um médico, sacerdote e bispo. O mesmo era conhecido por curar as doenças das pessoas e ainda mandar embora os males da alma.
Braz nasceu perto do ano de 300 na Armênia, e um certo dia decidiu que queria servir a Deus. Assim, se tornou um eremita, vivendo numa gruta durante muito tempo em período de oração.
Por conta das suas curas de doenças e alma, o médico ficou conhecido por todo país. Por isso, no momento da morte do bispo local, a população foi a procura de São Braz e pediu para que o mesmo se tornasse padre.
O antigo médico, aceitou o pedido, estudou, se ordenando padre e futuramente, sagrado como Bispo. A Diocese foi criada muito próxima a gruta em que ele morava, e daquele local ele começou a comandar a igreja de toda região.
O prefeito de Sebaste na época, Agricola, combatia o cristianismo. E em um certo dia ordenou que seus soldados buscassem leões, feras e tigres para servirem de sacrifício de cristãos presos.
No entanto, ao perceber a harmonia dos animais junto ao Braz, foi ordenada a sua prisão. O mesmo não teve resistência, sendo levado a prisão. No momento do encontro com o prefeito, foi ordenado que São Braz renunciasse à igreja e a Jesus Cristo.
São Braz então disse, que nunca deixaria de adorar a Deus e Jesus Cristo e que a Igreja jamais acabaria, pois era guiada pelo Espírito Santo. Sendo assim, mesmo com sofrimento e torturas, Braz atendia todos os cristãos que iam na prisão solicitar suas orações.
Braz ainda se tornou o “curador de gargantas”. Pois certo dia, curou um menino que estava quase morrendo com um espinho encravado na garganta. São Braz fez o sinal da cruz na garganta do menino e no mesmo instante o mesmo estava curado.
Por conta de todos feitos de São Braz, o Governador mandou decapita-lo. E o mesmo foi morte com sua garganta cortada no dia 3 de fevereiro de 316. Por isso, sua festa é comemorada nesse dia.
- Conheça também a história de São Marcos Evangelista.
Dia do São Braz
O dia de São Braz acontece em 03 de fevereiro segundo a tradição da igreja católica.
Nessa data então o santo é lembrado pelos fiéis. Especialmente na proteção contra os males da garganta e a favor dos animais.
Lembrando que o nome “São Braz” significa “aquele que comunica” em referência a palavra de Deus.
- Dia de São Cristovão.
Oração para São Braz
A oração de São Braz é feita por aqueles que querem paz durante as suas travessias, para cura de doenças na garganta, e para proteção dos animais.
- Veja também: Oração de São Januário.