O Jubileu está fortemente associado ao catolicismo, porém, nem todas as pessoas conhecem bem o seu significado. Pensando nisso, resolvemos trazer em nosso artigo de hoje diversas informações sobre o Jubileu, continue conosco para conferir.
O que é?
Jubileu é uma remissão plena das penas temporais, um perdão. Nesse caso, é um perdão solene e geral que é realizado pela igreja católica.
Quem concede o jubileu é o Papa, o maior representante da religião em questão.
Quando se fala em nele, também fala-se sobre a solenidade onde se recebe esse perdão, que mencionamos.
Assim, é um aniversário solene, sendo os mais comemorados o de prata (25 anos) e o de ouro (50 anos).
Olhando historicamente, já vemos a palavra Jubileu nos hebreus, nessa época era uma festa realizada a cada 50 anos. Dentro dessa festa, era comemorado o fim das dívidas e das culpas. Ou seja, historicamente o seu significado se manteve o mesmo.
O Jubileu tem suas origens no Judaísmo e foi encontrado no Cristianismo através da Bíblia Sagrada, no Livro de Isaías. Onde é informado o anúncio do ano de cumprimento do Senhor, o dia da vingança de Deus e o consolo aos tristes.
Conheça também:
Jubileu no Catolicismo
Como mencionado, atualmente, o Jubileu está muito associado com a igreja católica. Hoje é uma solenidade que acontece a cada 25 anos.
Assim como acontecia antigamente na época dos hebreus, o papa concede a remissão das penas temporais oriundos dos pecados mortais, que já foram perdoados no ato de confissão.
A sua origem é bíblica. Dentro dos versículos é possível encontrar uma prática de libertação dos escravos e devolução das propriedades a cada 7 anos.
Ainda na bíblia, o ano do júbilo era o ano onde as pessoas não semeavam, assim, era considerado um ano sagrado onde o alimento era o que o campo produzisse.
Morte
Por vezes, a igreja Católica anuncia o Jubileu por estar completando anos de morte de algum Santo, apóstolo ou figura importante para a religião.
Por exemplo, nos 300 anos de morte de São João Batista (que foi no ano de 2018), o Papa Francisco concedeu o chamado ‘’ano jubilar’’, assim, quando isso acontece estamos em um ‘’jubileu da morte’’.
Onde toda a solenidade é feita de forma especial pela morte da pessoa em questão.
Ano do Jubileu
Segundo as escrituras bíblicas, o ano de Jubileu era um ano todo festivo, onde havia liberdade, pois as dívidas eram perdoadas, os escravos libertos e o perdão era algo comum a todos.
O jubileu significava esperança para todos aqueles que haviam perdido algo, ou que tinham passado por uma fase ruim em suas vidas.
Como mencionado, esse ano acontecia a cada 50 anos. As escrituras mostram um ano cheio de detalhes, onde o povo devia seguir rigorosamente tudo que estava por lá.
Estudiosos da bíblia afirmam que o grande intuito desse ano era mostrar que Deus era dono de tudo, assim, tudo que as pessoas recebiam era uma dádiva dele.