Ossain, que é tido, para os umbandistas e candomblecistas, como o padroeiro da saúde, é uma das mais sábias divindades existentes, sendo a única a deter todo o conhecimento de como e para quê manipular cada vegetal existente. Ademais, o Orixá, além de benzedeiro, é feiticeiro, auxiliando muitos indivíduos na obtenção de conquistas e bens materiais desejados.
História de Ossain
Ossain sempre se interessou pelas plantas, continuamente estudando-as e experimento-as com muito afinco. Inclusive, ele utilizava muito de sua sabedoria para ajudar alguns molestados, oferecendo remédios naturais a eles.
Em certo dia, enquanto subia ao céu para buscar algumas ervas para a feição de remédios para os humanos, Ossain encontrou Orunmila, que perguntou o que ele fazia. Quando explicou, a Orixá ficou bastante surpresa com a atitude do outro e resolveu convidá-lo para que a observasse enquanto nomeava as plantas e, assim, aprendesse os seus mistérios e poderes.
Qualidades de Ossain
Ossain possui numerosíssimas qualidades; veja-as listadas logo a seguir:
- Agbènigi: assume a forma de um velho feiticeiro; tem sempre a companhia de uma ave sagrada; possui controle absoluto sobre as ervas;
- Agué: utiliza vestes adornadas com contas rosas e verdes; caminha com Oxumaré e Oyá;
- Aroni: é o mais velho de todos; utiliza vestes de cores vermelha e verde escuro; é o protetor das matas e da morte; caminha com Iansã;
- Atulá: alimenta-se apenas durante o dia; utiliza vestes brancas; caminha com Oxalufan;
- Birigan: utiliza vestes que mesclam o verde-claro com o rosa e usa uma pluma branca na cabeça; caminha com Oxóssi;
- Gayaku: é jovem e desenvolto; não frequenta locais habitados; apresenta-se na roda do Padê de Exú; alimenta-se com Oxóssi;
- Miró: utiliza vestes verde-claras/escuras; domina as ervas sagradas;
- Modun: domina as magias de cura e de morte; caminha com Omolú e Nanã;
- Mokossu: é velho; mora sozinho nas matas; aprecia bebida e fumo; caminha com Exú.
- Confira também sobre Ibeji.
Características dos filhos de Ossain
Os filhos de Ossain, assim como o próprio Orixá, são extremamente discretos e reservados, sendo estes os seus aspectos mais marcantes. Também, a paciência, a inteligência, a desconfiança, a racionalidade e a curiosidade propendem a estarem muito presentes na personalidade desses indivíduos.
Candomblé e Igreja Católica
O santo católico escolhido para o sincretismo com Ossain foi o São Benedito, o que se deve, principalmente, à benevolência deste; ele sempre se via impelido a ajudar os mais pobres e injustiçados, mesmo sob risco de punição, o que se assemelha um pouco a história de Ossain, que se dedicava aos humanos doentes, esforçando-se para ajudá-los com seus conhecimentos.
Ossain na Umbanda
Na Umbanda, o axé de Ossain está relacionado ao axé de Oxóssi, o que faz desse Orixá imprescindível para a realização dos cultos, sendo, portanto, obrigatória a sua presença em todas as cerimônias.
Oferendas
Os alimentos normalmente ofertados ao Ossain, por serem aqueles que mais agradam o Orixá, são a cachaça, o fumo, o inhame e o mel.
É importantíssimo ressaltar que as ofertas à divindade devem, preferencialmente, ser postas em matas densas e virgens, pois a quizila do Orixá é o vento.
- Inhame:
Para que a oferenda do inhame seja mais efetiva, é importante que ela seja bem preparada. Para isto, necessita-se de: 03 quilos de inhame, azeite de oliva, folhas de fumos, mel, sal, velas brancas e 01 alguidar.
Em primeiro lugar, é necessário cozer os inhames devidamente descascados e fazer um purê com eles. Após isto, é preciso colocá-los no alguidar – que deve ter sido lavado com água e mel e forrado com as folhas de fumo limpas. Por fim, tudo deve ser regado com azeite e um pouco de sal e ofertado com as velas – que não podem, em hipótese alguma, ser acesas.
muito bom