São Miguel Arcanjo é parte da hierarquia dos Arcanjos juntamente com São Gabriel e São Rafael. A tradução de São Miguel em hebraico significa “Quem como Deus”. O Arcanjo Miguel é o defensor do Trono Celeste. É o defensor das almas e combatente de todo o mal. A Quaresma de São Miguel Arcanjo começou com São Francisco de Assis que em profundo amor a Deus procura seguir o exemplo de Jesus Cristo com a caridade e em todos os aspectos de sua vida. São Francisco de Assis era um homem de profunda oração, durante o ano realizava várias quaresmas, entre elas, a de São Miguel Arcanjo.
Por devoção aos anjos, celebravam a quaresma com jejuns e orações durante os quarenta dias. São Miguel sendo o anjo que tem como desejo e missão salvar as almas de todos homens ainda que em seu ultimo instante de vida, com o poder de ir até o purgatório e salvá-las deste lugar terrível.
História da Quaresma de São Miguel
Essa missão de salvar as almas que São Miguel Arcanjo tem como missão é o principal motivo pelo qual São Francisco realizava e propagava a quaresma de São Miguel. No ano de 1224, em que o Santo São Francisco recebeu os estigmas em avistar o Monte Alverne em visita ao cemitério.
Nesse mesmo ano São Francisco realizou a primeira quaresma em honra de São Miguel Arcanjo. Foi quando São Francisco, ao rezar no Monte Alverne, (relata a legenda menor de sua biografia) na ação de sua primeira quaresma dando honras ao glorioso Arcanjo Miguel.
Porque Rezar
Rezar em uma quaresma é uma prática para aprofundar ainda mais a sintonia com o espírito, tornando quem pratica a chance de ser uma pessoa melhor. Essa meditação é poderosa nas ações e transformações da condição humana e do coletivo, nos aspectos emocionais, espirituais e práticos com a boa obra.
Para rezar a quaresma de São Miguel, e concentrar ainda mais na prática diária é bem vindo montar um pequeno altar em honra a São Miguel.
Nesse altar acenda uma vela abençoada diante de uma imagem de São Miguel Arcanjo. Tenha em mente o oferecimento de uma penitencia que perdurará perante os 40 dias.
Com o sinal da cruz o sinal da cruz inicia-se as orações da Quaresma de São Miguel.
Quais Penitências Fazer na Quaresma de São Miguel
Penitencia é um ato de sacrifício e ou abstenção de algum hábito, seja ele alimentar, corporal ou moral. Penitencias são, sobretudo bastante particular, onde o devoto é quem analisa o que pode oferecer em penitencia, neste caso mantendo por quarenta dias.
Alguns exemplos de Penitências Gastronômicas:
- Deixar de comer algo que gosta muito*
- Deixar de comer carne*
- Diminuir o numero de refeições*
- Fazer jejum total em alguns dias*
- Comer algo que não goste muito*
- Deixar de tomar algum tipo de bebida, ex: refrigerantes e alcoólicas*
Alguns exemplos de Penitências Corporais:
- Andar mais kilômetros a pé
- Rezar de joelhos por mais tempo
- Fazer mais atividades que envolvam o deslocamento físico, deixar o carro por um tempo
- Corrigir a postura do corpo, em pé ou sentando
Alguns exemplos de Penitências Morais
- Agradecer mais do que reclamar
- Abster-se do sexo
- Não ouvir músicas aleatórias
- Rezar mais
- Realizar algum trabalho Voluntário
- Fazer mais caridades
- Não assistir TV ou jogar jogos
- Não falar mal de ninguém ou falar coisas que soam ofensivas e superficiais
- Calar sem discutir