São Pedro – que é considerado como o padroeiro dos pescadores e Santo das causas difíceis – foi, de acordo com o Segundo Testamento da Bíblia, um dos doze seguidores de Jesus Cristo, sendo considerado pela Igreja Católica como o primeiro papa da instituição.
Dia de São Pedro
São Pedro, juntamente ao Santo Antônio e ao São João, é um dos santos celebrados durante as festas juninas, sendo o dia 29 de junho a data litúrgica reservada a ele.
Oração de São Pedro
As orações destinadas ao São Pedro são utilizadas principalmente para pedir a interseção do Santo na realização de objetivos muito difíceis e desejados. É normal, por exemplo, que se peça o auxílio de São José na aquisição de uma casa – principalmente pelo fato dele ser considerado o defensor das chaves do céu –, na concretização de uma viagem, etc.
Vida de São Pedro
Acredita-se que São Pedro tenha nascido em Betsaida, uma vila próxima ao Mar da Galileia – enorme lago de água doce localizado em Israel – e que tenha continuado a morar às margens do lago até o momento em que ele vivenciou um dos milagres de Jesus, a pesca milagrosa, e começou a seguir o Messias.
A história conta que Jesus pregava no Mar da Galileia quando viu dois barcos às margens do lago. Ao aproximar-se das embarcações, que eram de Pedro e seu irmão André, e observar que os homens não tinham pescado quaisquer peixes, Jesus teria ordenado que Pedro lançasse novamente a rede. Ao fazer isto, Pedro apanhou uma quantidade tão grande de peixes que foram necessários outros homens para que fosse possível colocar a rede no barco.
Inclusive, foi Jesus quem nomeou o pescador, que até então se chamava Simão, de Pedro; ele disse: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.”.
Quando Jesus começou a ser perseguido, Pedro passou a segui-lo apenas em segredo, chegando até mesmo a negá-lo. No entanto, o Santo acabou tornando-se um corajoso missionário – sendo, inclusive, preso diversas vezes por isso – depois que Jesus, ao ressuscitar, o perdoou pela negação e pediu que ele pregasse sobre a sua palavra.
Pedro morreu em Roma, com aproximadamente 70 anos; ele pregava o evangelho na cidade quando foi descoberto pelos romanos, que o prenderam e condenaram-no à morte por crucificação.
História
Devido ao fato de Pedro ter sido o primeiro papa da Igreja Católica, sempre pregando o evangelho e até morrendo por isto, sua autoridade nunca foi questionada, sendo ele sempre considerado como um Santo.
Dos diversos milagres realizados pelo apóstolo, há dois que mais se destacam: o do paralítico curado e o da mulher ressuscitada. O primeiro conta a história de Enéias, um garoto de oito anos paralítico que teria sido curado através do intermédio de Pedro.
O segundo, por sua vez, narra o conto de Tabita, uma discípula rica e caridosa que teria falecido por conta de uma séria doença. Pedro, que estava nas regiões, teria, então, ido à casa da morta e orado por ela; após isto, o apóstolo mandou que a mulher se levantasse e assim a ela o fez, ressuscitando.