Zé Pilintra como é conhecido na Umbanda, faz parte da linhagem dos Malandros dentro dessa religião africana. Sendo assim, ele é uma representação daqueles que hoje se encontram marginalizados dentro da sociedade.
Dentro desse contexto, ele é visto com um espírito humilde, frequentador de bares, amante da vida noturna e apaixonado por jogos.
Logo, ele é uma forma de mostrar que nem todas as pessoas que se encontram marginalizadas são um ameaça, já que ele não faz mal a ninguém. Abaixo vamos conhecer um pouco da história do Zé Pilintra.
História do Zé Pilintra
A história mais conhecida do Zé Pilintra, que nessa época era chamado de José dos Anjos, é que ele é oriundo do Bodocó, uma região no estado de Pernambuco.
Por causa de uma grande seca que assolava a região, ele precisou então se mudar para a capitão, que é Recife. Infelizmente, ele acabou por perder a sua família e assim ficou sem ter para aonde ir.
Como consequência, se tornou um morador de rua que se sustentava da forma que dava. Alcançando a idade adulta se mudou para o Rio de Janeiro e ficou também conhecido nessa região, onde passou a residir nas favelas que estavam em construção naquela época.
- Conheça a História da Pomba Gira.
Características e Qualidade de quem carrega o Zé Pilintra
Zé Pilintra é a única entidade que faz parte de 2 rituais opostos, um do da Linha Esquerda e outro da Linha Direita. Uma das suas principais características é o linguajar mais simples e boêmio, pois foi assim que ele levou a sua vida.
Além disso, ele era descontraído e fazia caridade, ajudando as pessoas sempre que podia. Por esse motivo, ele é uma das entidades que descarrega o ambiente das energias negativas, afastando todo mal.
Ao contrário do que muitos acreditam, quem carrega seu Zé não é mulherengo e nem tão pouco desocupado. Quem carrega o Zé Pilintra na sua vida é brincalhão, mas sabe levar a sério as suas responsabilidades.
Ele apenas fica junto de quem faz o bem e tem compromisso, caso contrário ele se afasta rapidamente.
Confira mais entidades da Cultura Afro brasileira:
Como Zé Pilintra Morreu?
Zé tinha muitas habilidades e uma delas era o manuseio de facas, por isso ninguém tinha coragem de enfrenta-lo, nem mesmo a polícia. Assim, pouco se sabe como foi a morte dele, mas afirma-se que aconteceu pelas costas.
Isso porque, ninguém estava de verdade a sua altura para um combate frente a frente.
Oferendas e Como Agradar o Zé Pilintra?
Se você quer levar oferendas para Zé Pilintra saiba que ele gosta de coisas que tem a sua origem no Nordeste.
Dentre elas podemos destacar:
- Farofa;
- Linguiça frita;
- Sardinha;
- Queijo coalho;
- Coco;
- Rapadura;
- Carne seca com abóbora.
Além disso, você ainda consegue agradar seu Zé levando cerveja gelada, moedas, cigarros, jogos e até mesmo velas.
Os principais pontos de força dessa entidade se encontram nas esquinas, encruzilhadas, ladeiras e morros.
No mais, é válido ressaltar que todo tipo de oferenda deve ser feito de forma orientada por alguém do Candomblé ou Umbanda.
Muito bom a história